Debate sobre a reforma do Ensino Médio no Simões Lopes

O objetivo é abordar a Reforma do Ensino Médio integrando diferentes elementos e delimitando assim os grupos que abordaram pontos específicos acerca dos temas, entretanto mantendo o diálogo entre os mesmos. Foram divididos os grupos seguindo os seguintes conteúdos: propaganda e conhecimento; modelos de educação: outras possibilidades; viabilidade e estrutura; ideologias: debates e perspectivas.


O grupo de Ideologia: debates e perspectivas, iniciou o debate com os alunos das turmas 1A e 1B acerca das relações sociais presentes no sistema capitalista de produção, em seguida foi mudado o foco do debate para reforma do ensino médio no cotidiano dos alunos e na realidade escolar dos mesmo.



A oficina realizada no dia 21 de dezembro de 2017 tinha como objetivo seguir a reflexão acerca da Reforma do Ensino Médio, com a problemática: Quais aspectos da Reforma do Ensino Médio e quais seus reflexos na realidade social cotidiana dos alunos?
Pautando assim a dimensão ideológica da Reforma do Ensino Médio a partir de conceitos como Ideologia e Sociedade de Classes. Conceitos esses que foram abordados a partir de práticas dinâmicas de ensino.
Após o debate foi realizada  a produção de cartazes relacionando as realidades e suas contradições a partir de fotos, trechos da reforma, revistas e manchetes de jornais e em seguida uma apresentação dos mesmos através da escolha democrática de um representante do grupo.


A oficina contou com a participação de todos os alunos da turma, os quais demonstraram grande interesse em participação tanto durante o debate que ocorreu anteriormente a dinâmica quanto durante a elaboração de cartazes.  


Atividades de apoio à greve dos professores estaduais na E.E.M Dr. Antônio Leivas Leite

  
Durante a greve dos professores estaduais, foi organizada uma reunião com estes onde o PIBID apresentou aos professores todas as atividades que estavam sendo realizadas dentro da escola. Posteriormente, professores e bolsistas realizaram um debate sobre a greve em vigor e a conjuntura escolar e política do momento. 






Apresentação da oficina PAVE

Após o sucesso da oficina ENEM e ENEM 2.0, foi idealizada também a oficina PAVE que tinha o mesmo intuito de levar informações sobre o sistema de ingresso na faculdade, porém voltada a esse processo seletivo. Devido ao recente aumento de vagas para o programa. Infelizmente a oficina não pode ser realizada com os alunos por conta da greve dos professores estaduais.

Revitalização dos espaços no Leivas Leite

Devido a carência de bancos e espaços de convivência na escola, foi idealizada uma oficina de criação de bancos para os alunos, com a utilização de pneus e fios reciclados. Primeiramente, esses pneus foram furados pelos bolsistas e posteriormente junto aos alunos da escola. Seis bancos foram confeccionados e usados nos intervalos escolares, também serão utilizados em futuras oficinas no ambiente escolar.




Oficina ENEM 2.0

A oficina ENEM 2.0 foi realizada em diversas escolas com a intenção de atingir o maior número de alunos das escolas estaduais de terceiro ano, com o objetivo de orientar e levar informação sobre todo o processo de ingresso em uma universidade, desde a inscrição para o ENEM, até a matrícula.

Mural da Vergonha: 45ª Feira do Livro de Pelotas


Em novembro de 2017, no período da 45ª Feira do Livro de Pelotas, os pibidianos de diversas áreas da UFPel se fizeram presentes com a atividade "Mural da Vergonha". Onde foram expostos nomes de deputados e senadores que votaram a favor da reforma trabalhista, proposta pelo governo Temer. 






Calourada 2017: Cinema - Capitão Fantástico

No começo do ano letivo de 2017/1 (abril), na recepção aos calouros, o PIBID Ciências Sociais promoveu um cine-debate sobre o filme "Capitão Fantástico".





Cartaz utilizado para a divulgação da atividade.

Eu Quero Saber: oficina na escola Ginásio do Areal

As áreas atuantes na escola Ginásio do Areal propuseram uma oficina aos alunos e alunas de modo que pudessem expor suas dúvidas sem um tema direcionado. Com um mural localizado no pátio da escola, os estudantes depositaram suas dúvidas e os pibidianos reuniram-se para responde-las de forma a faze-los refletir sobre as perguntas também. Percebendo que daria para fazer uma divisão de temas a partir das perguntas, assim formaram-se os grupos interdisciplinares, que debateram e desenvolveram oficinas sobre: educação, sexualidade, política, existencialismo e preconceito.